ARTIGO - Corredores de rua lançam campanha contra lixo descartado irregularmente


CAMPANHA LUGAR DE LIXO É NO LIXO




   Os Corredores de rua ou amadores, como queiramos qualificar, deflagraram  uma Campanha Nacional que tem como tema:  “Seja uma Corredor Legal, não seja um Corredor Pipoca”
   Essa Campanha tem dentre os seus diversos objetivos, amparar e assegurar o Corredor, pois a partir do momento em que este está inscrito numa prova, os organizadores da mesma se tornam responsáveis pela integridade física do Atleta, variando o grau de responsabilidade ou contraprestação dos serviços prestados, nos moldes de cada regulamento da prova.
A primeira pergunta que o corredor poderá fazer é quem se beneficiará com esta iniciativa de campanha? Efetivamente, que ambas as partes, para esclarecer citamos as seguintes situações. Ao se inscrever e, participar legalmente de uma prova, o corredor propiciará aos organizadores, maiores condições de investimentos nas provas, tais como: qualidade da medalha, troféus, ambulâncias, segurança, seguro saúde, enfim poderão investir na melhor qualidade de prestação de seus serviços. E, assim o corredor ficará mais satisfeito com as prestações dos serviços oferecidos na prova.
   A titulo de exemplificação vale citar a hipótese, muito corriqueira por sinal, de um atleta passar mal durante o transcorrer ou após a prova, e necessite de atendimento local e até hospitalização, a prova que tem o seguro saúde oferece esse bônus.
Outro fato importante de salientar, é o caso de um atleta participar da prova  com a inscrição de outro Atleta que desistiu, além de tal fato se constituir em  um ato ilegal, passível de desclassificação, o seguro não vale, nesta situação.! Ou seja, este tema  também é abraçado pela Campanha para que o número de peito usado pelo Corredor, efetivamente  seja o da pessoa inscrita.
   Notem que o Corredor que está Legal, inscrito devidamente na prova, faz sua parte, contribuindo para si e para todos!
   Partindo desses exemplos citados que fazem parte da campanha, convido a todos os Corredores de Vitória da Conquista, que foi eleita a melhor cidade para se viver da Bahia para abraçar outra Campanha, tão importante quanto, pois atinge principalmente a nossa conscientização ambiental. Se em nosso País ninguém é punido ou advertido por jogar lixo nas ruas, vamos usar a nossa Lei maior, que é nossa conscientização Socioambiental.
    Todos os corredores já observaram que no percurso das provas Urbanas, durante o trajeto, os organizadores fornecem hidratação, porém ao final passam recolhendo todo o lixo que foi descartado. Nas provas de Montanha, de trail que acontecem na Natureza, também fornecem, dependendo da distância hidratação para abastecer o atleta, ou seja, o atleta leva sua mochila e cintos de hidratação, para reabastecer durante a prova. É proibido levar copos e garrafas para descartar. O atleta que é pego jogando algo na Natureza é desclassificado. Lembrando que provas na Natureza, muitos lugares são de difícil acesso, e não tem como ao final recolher lixos, por isso essa prática que acaba também nos educando.
   Se na zona urbana, o lixo que inconscientemente jogamos fora, causa tantos transtornos à natureza, situação bem perceptível, principalmente nas épocas de chuva, imagine o transtorno que pode causar o lixo descartado na própria natureza.  Tem sido muito comum nos finais de semana, encontrarmos lixo, tanto no percurso da Olivia Flores, e,  principalmente na região da Santa Marta, onde, encontramos garrafas de águas de isotônicos, embalagens de carboidratos em gel e outros tantos lixos jogados pelo caminho por muito de  nós corredores. Sabemos que ciclistas e outros passam por ali também, mas se cada Corredor fizer a sua parte, e colocar essas embalagens no bolso da bermuda, calça, mochila ou até nas mãos, para serem descartados no lugar certo, estaremos educando quem nos observa, estaremos contribuindo com a Natureza e Zona Urbana e estaremos sendo cada vez mais admirados pelo esporte e pela postura. Lembrem-se todos nós ganhamos quando cada um faz sua parte!
Enfim, vamos ser um corredor legal, vamos ser um corredor educado socioambientalmente. Em resumo, nossa cidade além de ser a melhor para se viver, passara ser a melhor para se correr. Pois teremos alçado a consciência de sermos um corredor legal e ambientalmente engajados com a natureza. Vamos fazer o nosso papel, alias para sermos legal, só precisamos fazer algo que nos dá muito prazer. CORRER

Livia Bittencourt  e Solange Anatólio

5 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Livia e Solange! Além do respeito demonstrado pela natureza, fica a dica de liderar as próximas gerações pelo exemplo e não por meras verbalizações politicamente corretas! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 #apoiado #lixonolixo #corredoresunidos

    ResponderExcluir
  2. Bela Iniciativa Livia e Solange! Vamos liderar pelo exemplo tb no esporte 👏🏻👏🏻👏🏻 #apoiado #lixonolixo #corredoresunidos #trailrunners

    ResponderExcluir
  3. Excelente iniciativa. Corredores devem aderir e dar exemplo. Multiplicando a ideia, termemos pistas e trilhas limpas. O meio ambiente agradece.

    ResponderExcluir
  4. Linda Campanha de Conscientização dos Corredores!! Admiro pela prática do esporte e mais ainda pela atitude com nossa cidade e Natureza.
    Parabéns a Corredora Lívia Bittencourt e a Corredora Solange Anatólio

    ResponderExcluir
  5. Show!! Se cada um fizer sua parte, todos se beneficiam no presente e no futuro, além de educar as pessoas.

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments