Comunicado Toyota Diamantina

CIDADANIA - Ponto Cidadão em Itapetinga evitará deslocamentos para o SAC de Conquista

Resultado de imagem para "Ponto Cidadão

Além de evitar deslocamentos de mais de 200 km, entre ida e retorno para Vitória da Conquista, a implantação do Ponto Cidadão em Itapetinga, a 560 km de Salvador, irá desafogar o SAC da vizinha cidade do Sudoeste do Estado. 

Embora não tenha divulgado a data para instalação do serviço em Itapetinga, o governador Rui Costa destacou em seu seu perfil no Twitter (twitter.com/costa_rui) que já autorizou a instalação do primeiro Ponto Cidadão da região. Assim que for aberto ao público, o usuário poderá solicitar, no próprio município, os serviços de inscrição no Cadastro de Pessoa Física, emissão de antecedentes criminais, emissão de carteiras de trabalho e de identidade, atendimentos do CEPREV e intermediação de mão de obra e solicitação de seguro desemprego. 

Com a unidade, que contará com quinze funcionários, a expectativa é de que os 197 mil habitantes do município e das cidades vizinhas possam contar com o novo serviço, a uma capacidade de 5.500 atendimentos por mês. 

O Ponto Cidadão funcionará no imóvel do extinto Derba, que atende ao porte e condições do projeto. As próximas etapas para implantação do posto passam pelo cadastro da área a ser utilizada, desenvolvimento dos projetos e posterior execução, incluindo reforma e adequações necessárias ao empreendimento.

JUSTIFICATIVA


Diante da necessidade de expandir o atendimento do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para mais de 400 municípios baianos, foi criado o Ponto Cidadão, instrumento que atende cidades ainda não abrangidas pela rede SAC.

A unidade tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso das comunidades aos serviços públicos, através da emissão de documentos essenciais para o exercício da cidadania, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Antecedentes Criminais e Cadastro de Pessoa Física (CPF). No final de 2010, a cartela de serviços foi ampliada com a inclusão do Centro de Atendimento Previdenciário.

O principal benefício do Ponto Cidadão é a ampliação da oferta de serviços em todo o estado a custos mais reduzidos, viabilizando a capilaridade do atendimento e o aumento da qualidade, com a utilização de recursos tecnológicos que permitem reduzir o prazo de entrega dos documentos de uma média de 60 para aproximadamente 20 dias úteis.

Com o Ponto Cidadão a população passa a contar com um atendimento mais acessível e eficaz para obtenção de documentos, viabilizando a participação em Programas de Governo, assim como a busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades na geração de renda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments