FLORA - Jaca tem propriedade antioxidante e protege o sistema imunológico

Os frutos desta espécie, enormes, podem causar estragos ao cair de maduros (Foto: Giselda Person / TG)

A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) tem origem indiana. No Brasil, pode ser encontrada nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

A espécie tem condições específicas para o bom desenvolvimento: necessita de clima quente e ameno, além do solo profundo drenado e fértil.

A árvore que se reproduz por enxertia, estaca, broto de raízes ou por sementes, pode atingir 25 metros de altura e seus frutos de cor verde-clara e amarela e chegam a pesar mais de seis quilos, tendo entre 22 a 90 centímetros de comprimento por 13 a 50 centímetros de diâmetro.

Fruto da Jaqueira  (Foto: Foto: Giselda Person / TG)

Fruto da Jaqueira (Foto: Foto: Giselda Person / TG)

Existem duas variedades da fruta: a jaca dura, com frutos maiores, polpa firme e crocante, e a jaca mole, de tamanho menor, polpa mole e mais doce que o habitual.

Os frutos da jaqueira são alimentos básicos para as comunidades rurais e geralmente são consumidos in natura e também como doces e geleias caseiras. Servem ainda como um substituto vegetariano à carne de frango desfiada.

Até as sementes têm aplicação gastronômica: podem ser cozidas ou torradas para virar uma espécie de farinha. Os frutos novos também são consumidos como legume, conserva ou até em sopas.

A jaca possui baixo teor de gorduras, mas é um excelente contribuinte energético, muito recomendada para dietas. É rica em vitamina C e antioxidante. Age contra a ação de radicais livres e fortalece o sistema imunológico. Favorecendo a eliminação das toxinas a jaca é também apontada como aliada para a proteção contra câncer de pulmão, cólon e para combater algumas doenças degenerativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments