SOLUÇÃO CARA - Taxistas abastecem veículos com álcool de uso doméstico

No vale tudo para não ficar parado, nem perder clientela, alguns taxistas decidiram abastecer seus veículos com álcool de uso doméstico. Antes da crise no abastecimento, o álcool comum não chegava a R$4,00 o vasilhame de 500 ml.

Apesar do custo mais alto do produto nos supermercados e lojas do ramo, que já ultrapassa até R$8,00 o vasilhame de meio litro, os profissionais dizem que esta é uma das poucas opções encontradas para garantir o sustento em dias de desabastecimento de combustível. A tarifa não sofreu reajuste.

O produto também começa a faltar nos estoques e prateleiras dos supermercados e lojas do ramo. Segundo o Sindicato dos Taxistas, dos 366 veículos cadastrados pela Prefeitura de Conquista, pouco mais de 45 estão em circulação. Muitos tiveram que adquirir gasolina e álcool em outras cidades.

RISCOS AO MOTOR

Segundo o engenheiro e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alex Vilarindo, colocar álcool de uso doméstico no carro é uma atitude arriscada. Isso porque o nível de água na composição do álcool etílico varia e pode provocar danos no motor do carro. É como se fosse o mesmo efeito de um combustível batizado, segundo ele.
Homem usou alcoól de uso doméstico para abastecer em Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Ele afirmou também que, mesmo o álcool comum sendo de fácil combustão e até funcionando numa emergência, não é algo seguro. O mesmo vale para bebidas alcoólicas, que podem sujar o tanque e mangueiras, provocando uma batida de pino no motor.

PUBLICIDADE

COMUNICADO IMPORTANTE