ARTE & CULTURA - Silvio Jessé emplaca mostra a céu aberto e expõe na Itália; confira a datas

Texto e imagem: Paula Theotonio/divulgação
Reconhecido mundialmente por retratar em cores vivas a vida no Sertão, o artista plástico Silvio Jessé segue para sua terceira mostra internacional.
Entre 30 de junho e 9 de julho, o Castelo Baronal de Fondi, na Itália, recebe a exposição Canudos | La Rivolta Degli Opressi. Inspirada no livro O Pêndulo de Euclides, de Aleilton Fonseca, as obras em aquarela, óleo e xilogravura lançam um olhar problematizador sobre a história da Guerra de Canudos e a morte de Antônio Conselheiro, ocorrida há 120 anos.
“Fui provocado por Aleilton a fazer uma releitura de sua publicação, e mergulhei nesse universo retratando suas paisagens, histórias e legado. Os primeiros quadros foram expostos em Mucugê, durante a Fligê. Em seguida, levamos até a Sorbonne, na França; e retornamos ao Brasil com uma mostra numa faculdade de Vitória da Conquista. Agora, com a curadoria da talentosa Pretta Fiore, estamos expandindo as temáticas e as técnicas abordadas para apresentar criações inéditas em solo italiano”, explica Silvio Jessé.
Alguns desses trabalhos, no entanto, poderão ser vistos primeiro em Vitória da Conquista. Em comemoração aos 15 anos de atuação na cidade, uma empresa de produtos médico-hospitalares – promove uma exposição a céu aberto com obras clássicas e inéditas de Silvio Jessé. Serão 8 outdoors espalhados por toda a cidade, nos quais o artista posará ao lado de suas criações. A mostra ao ar livre, com curadoria do publicitário Joaquim Oliveira da Ideia Comunicação, segue até 25 de junho.
“Nosso intuito é fazer com que os cidadãos de Conquista se aproximem da arte feita pelos seus próprios filhos, aqui nascidos ou que escolheram a cidade como porto seguro. E Silvio Jessé retrata um Sertão com traços fortes e vivos de poesia, que emociona e provoca um debate social. Não é à toa que sua obra vem ganhando relevância internacional”, comenta o empresário Kléber Avelino, sócio-presidente da empresa.
Esta é a segunda mostra ao ar livre promovida pela loja. “Começamos em abril com Valéria Vidigal e, ao longo de 2018, vamos prestigiar muitas outras personalidades da nossa terra”, complementa Avelino. Ao longo de seus 15 anos de história, a empresa ganhou a confiança do conquistense, cresceu e adquiriu destaque em toda a Bahia.
“Inauguramos pequenos, modestos, e hoje somos a empresa no segmento de saúde mais lembrada pelos consumidores. Esses 15 anos nos inspiram a trabalhar para continuar sendo referência de qualidade e atendimento; e presentear a população com arte é nossa maneira de dizer ‘obrigado por tudo’”,  finalizou o empresário.
Sobre Silvio Jessé - Silvio Jessé dos Santos Júnior nasceu em Vitória da Conquista, no dia 6 de setembro de 1960. Desde seu debut no 10º Salão dos Estreantes na Galeria Panorama em Salvador (BA) até os dias atuais, tendo feito inúmeras exposições pelo Brasil e pelo mundo, o artista plástico tomou o Sertão como maior inspiração. “Morei até os 6 anos na caatinga, presenciei cenários e histórias de retirantes. E isso me marcou profundamente”, relata Jessé. 
O artista vai além do retrato correto dos ícones sertanejos; como a terra rachada, o Sol implacável, fauna, flora e o homem nordestino. Ele aborda, entre contornos de fantasia e cores quentes, a poesia, a resiliência e a metamorfose de suas silhuetas, forjadas pela áspera vida no campo. Formado em Educação Artística com habilitação em Desenho pela Universidade Católica de Salvador, Sílvio Jessé destaca em sua trajetória recente suas exposições em Praga (2015) e em Sorbonne, Paris (2017). Para mais informações, acesse www.silviojesse.com.br.

Comments