COELBA - Lotéricas reajustam sistema e voltam a receber pagamento de contas; Coelba diz que foi falha de sistema e recomenda suspensão

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Depois de 19 dias suspenso o recebimento de pagamento de contas de energia elétrica foi restabelecido nas casas lotéricas nesta terça-feira (19). O comunicado foi feito no início da tarde deste terça-feira (19) e confirmado pelos agentes lotéricos em Vitória da Conquista, mas a Coelba sustenta que houve falha no sistema da CEF e recomendou a suspensão.

Segundo a Coelba, em nota, desde novembro de 2017 havia tentativas de negociação com a Caixa Econômica Federal (CEF), mas não houve êxito, o que teria motivado a suspensão, a partir de 1º de junho. Sobre a retomada do serviço na tarde desta terçafeira, a Coelba não se manifestou.

A Caixa aumentou 54% no valor da tarifa por fatura arrecadada, e, segundo a Coelba, inviabilizou a manutenção do convênio de arrecadação. Em decorrência desse reajuste, outras empresas de serviços públicos também não renovaram o contrato de arrecadação com as lotéricas.

TRANSTORNOS

Desde então, somente transtornos para quem precisava resolver esse serviço. Sem a opção costumeira, milhares de clientes formam imensas filas nos pontos de atendimento que ainda mantém contrato com a empresa de energia elétrica, a exemplo dos correspondentes bancários e lojas de eletrodomésticos (que também suspenderam o recebimento).

Além da falta de orientação, o deslocamento de casa para locais mais afastados nortearam a maioria das queixas. Se em Vitória da Conquista, terceiro maior município da Bahia, o tumulto e a desorganização eram comuns, nas demais cidades da região e povoados a situação deve ser inaceitável, principalmente onde a lotérica era o único local que aceitava contas da Coelba.

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