CRIME AMBIENTAL - Prefeitura apreende fogueiras em comércio ilegal de madeira nativa


Através de uma denúncia, a Secretaria de Meio Ambiente investigou o comércio de madeira nativas, próximo ao Shopping Boulevard. Após a verificação, constatou-se a venda desse produto, que é considerado ilegal pelo IBAMA.


Foram encontrados dez metros de madeira nativa. De acordo com Cledson Alves, coordenador de Licenciamento Ambiental, o eucalipto é o ideal para a comercialização.

‘’A gente recomenda madeira de reflorestamento, de origem plantada, pois ela desafoga a pressão sobre a vegetação nativa.  preciso ter cuidado com aquela que recebeu tratamento químico, ela também é proibida, pois as mesmas quando entram em combustão, são altamente poluentes’’, explicou.

REPORTAGEM RELACIONADA
EXCLUSIVO - Fogueiras consomem três mil árvores no sudoeste baiano

Para conseguir a autorização do comércio de madeiras, é necessário ter o Documento de Origem Florestal (DOF) ou Registro de Atividade Florestal (RAF), que pode ser solicitado na Secretaria de Meio Ambiente.

As madeiras apreendidas serão levadas para o herbário da Serra do Peri Peri. A comercialização de fogueiras com madeira ilegal é um crime ambiental previsto na Lei Federal nº 9.605/98. As denúncias podem ser feitas por meio dos telefones: (77) 3429-7902/7906. (Secom/PMVC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments