EDUCAÇÃO - Dez produtos da UESB são finalistas no Intercom Nordeste


Quando a vivência prática é parte importante do processo de formação profissional dentro da graduação, grandes produções são desenvolvidas. Na Uesb não tem sido diferente.
Na 20ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom) da região Nordeste, 16 produtos da Universidade foram inscritos, dos quais 10 selecionados como finalistas em diversas modalidades.

O evento acontecerá em Juazeiro (BA), e as produções finalistas foram desenvolvidas nos cursos de Jornalismo e Cinema e Audiovisual, ambos do campus de Vitória da Conquista. As informações são da Acom Uesb.

Os formatos finalistas são os mais variados, colocando a Universidade na disputa em modalidades como fotojornalismo, telejornalismo, filme de ficção e de não ficção, documentário, jornalismo impresso, entre outros.

Produção audiovisual – Finalista na modalidade “Filme de não ficção / Documentário / Docudrama”, a produção “Colar de Pérolas” é assinado pelo estudante Micael Aquillah. O filme foi produzido na disciplina “Produções de Documentário”, no curso de Cinema e Audiovisual”.

A narrativa poética traz a história de Milerina Almeida da Silva, 94 anos, abordando questões ligadas à resistência do nordestino diante da fragmentação cultural.

Aquillah releva que o processo de construção do produto foi uma forma de experimentar, na prática, dispositivos utilizados por grandes cineastas brasileiros, como Caio Guimarães e Eduardo Coutinho.

“Ver o documentário de outra maneira já anuncia um aprendizado para vida”, analisou o estudante, que ficou entusiasmado em ver o filme concorrer em uma premiação no Nordeste: “‘Colar de Pérolas’ teve a oportunidade de ser selecionado em alguns dos estados brasileiros e fora do país. Mas, quando algo acontece no Nordeste, na minha casa, o sabor é outro”.

Comments