LUTO - Aos 91 anos, morre ex-governador da Bahia Waldir Pires



Político estava internado no Hospital da Bahia
O ex-governador e ex-vereador, Waldir Pires, 91 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (22) por volta das 10h no hospital da Bahia, em Salvador.
Ele deu entrada na noite desta quinta-feira (21), no Hospital da Bahia com quadro de pneumonia. "O paciente teve parada cardiorrespiratória, não respondendo às manobras de reanimação e veio a óbito", informou o hospital, em nota.

 Natural de Acajutiba, na Bahia, Francisco Waldir Pires de Souza foi governador da Bahia entre 15 de março de 1987 e 14 de maio de 1989.  Foi deputado federal em dois períodos: de 1 de janeiro de 1990 até 1 de janeiro de 1994 e de 1 de janeiro de 1999 até 1 de janeiro de 2003.
Entre 31 de março de 2006 e  25 de junho de 2007 foi Ministro da Defesa.  Seu último cargo público foiu como vereador de Salvador entre 1 de fevereiro de 2013 até 31 de dezembro de 2016. 
Na quinta-feira (14), amigos, admiradores e familares se reuniram, no Palácio Rio Branco, para o lançamento do livro Waldir Pires –  Biografia  (vol.1), de autoria do jornalista e escritor Emiliano José, amigo do político há 40 anos de Waldir, que completaria 92 anos em outubro. 
O livro refaz a trajetória do político, de 1926, quando Francisco Waldir Pires de Sousa nasceu, na localidade de Cajueiro – mais tarde Acajutiba (BA), filho de José Pires de Sousa e de Lucíola Figueiredo Pires de Sousa, até o ano de 1978, quando Waldir retoma os seus direitos políticos após o fim do Ato Institucional nº.5 (AI-5). 
O primeiro volume da biografia destaca a formação intelectual e acadêmica de Waldir, que viveu a infância e adolescência na cidade de Amargosa, onde estudou as primeiras séries. Fez o ginásio no Clemente Caldas, em Nazaré das Farinhas, e o Clássico, no Colégio Central, em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments