SAÚDE PÚBLICA - Prefeitura não enviou PL do consórcio com a Policlínica Regional de Saúde, alerta vereadora

Imagem Viviane alerta: Prefeitura não enviou PL do consórcio com a Policlínica Regional de Saúde
Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (18), da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), a vereadora Viviane Sampaio (PT), falou sobre a situação da PL do consórcio com a Policlínica Regional de Saúde.


Ela falou também sobre os investimentos na área de saúde que o governo estadual vem realizando e da atuação da Comissão de Saúde da Câmara. 

Consórcio Interfederativo de Saúde – Viviane explicou que é preciso que o poder executivo envie à CMVC o projeto de lei (PL) que autoriza o município a participar do consórcio com a Policlínica Regional de Saúde, e como consequência autoriza que a população conquistense tenha acesso aos serviços especializados da Policlínica, que tem previsão de ser inaugurada no final do ano. 

Para a vereadora, é inadmissível que até o momento a prefeitura não tenha enviado a PL. “A secretária de saúde daquele momento disse que naquela mesma semana a lei viria para Câmara. Mas até agora não chegou”, contou. “A policlínica tem previsão de ficar pronta até o final do ano. E não é possível que Conquista fique desassistida por isso”, completou. 

Ela pede que o prefeito encaminhe essa lei, e ainda dispara: “Se for por dificuldade para elaborar esse projeto tão simples, pode nos convidar para assessorar na elaboração”. 

Investimentos do governo estadual na saúde -  Viviane parabenizou o governador da Bahia, Rui Costa, pela assinatura da ordem de serviço de mais uma Policlínica de Saúde, agora em Itabuna, e que atenderá mais 30 municípios. 

“Enquanto o governo do estado tem avançado em políticas de saúde, o governo federal, além de por 20 anos os investimentos, vem cortando os recursos da saúde”, indignou-se. “Cortando recursos do SUS para fortalecer os planos de saúde, para subsidiar o óleo diesel para empresas estrangeiras. É um golpe atrás do outro contra a população brasileira”, completou. 

Comissão de Saúde CMVC – A parlamentar falou também do trabalho que vem sendo realizado pela Comissão de Saúde, presidida pela mesma. Ela conta que após intervenção da Comissão, a Ranger do SAMU 192, parada há quase 1 ano na oficina, voltou a compor a frota, e já está circulando, atendendo a zona rural do município. 

Confira o pronunciamento da vereadora:

Comments