SUDOESTE - Polícia prende casal por exercício ilegal da medicina

O casal Carla Santos Silva e Cleiton do Nascimento Oliveira foi preso na manhã desta sexta-feira (15), por uma equipe da Polícia Civil de Ipiaú, sudoeste da Bahia, por exercício ilegal da medicina.


A ação aconteceu após a polícia local receber uma notícia crime de um falso consultório de oftalmologia irregular, onde uma pessoa estaria realizando consultas, bem como confeccionando e vendendo lentes de grau, sem prescrição médica, empreendeu diligência e constatou o fato.

A polícia não divulgou a foto do casal, embora Cleiton tenha se apresentado como optometrista.

"Todavia, existe decisão judicial afirmando que a prática de optometria não é uma profissão e que essa prática é admitida com limites expressos, ou seja, aos optometristas são vedados a instalação de consultório e, por consequência, a realização de consultas", detalhou o delegado Rodrigo Fernando.
Na delegacia de Ipiaú foi realizado o procedimento para a realização do crime tipificado no artigo 282 do Código Penal, que tipifica o exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica.

Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites: A pena é de detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos. Em seu parágrafo único determina-se que se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments