CRIME AMBIENTAL - INEMA investiga mortes de animais em Feira da Mata


A Unidade Regional do Inema, em Barreiras, deslocou-se até o distrito do Ramalho, no município de Feira da Mata, com o objetivo de investigar a denúncia de crime ambiental na Gruta da Boca da Lapa realizada pela ONG Prisma.

REPORTAGEM RELACIONADA
ONG denuncia crime ambiental em nascente de afluente do São Francisco

O profissional do Inema estava acompanhado do Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Feira da Mata, Cristiano do Ramalho, que foi o principal responsável pela denúncia da mortandade de peixes e outras animais na área de proteção ambiental.

O fato teve uma grande repercussão estadual e regional com matérias de destaque no Sudoeste Digital, Bahia Notícias, Jornal A Tarde Municípios, sites regionais e entrevistas no programa da BAND FM de Salvador e de Vilson Nunes em Palmas de Monte Alto.

A população aguarda o resultado das investigações do Inema e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Feira da Mata e reivindica a implantação de um Parque Municipal de Ecoturismo e Lazer, bem como agradece as ações do Vereador Cristiano do Ramalho,  do ambientalista Cléber Oliveira e dos moradores do distrito do Ramalho.

RELEMBRE O CASO

Integrantes de uma ONG (organização não governamental) acusam crime ambiental em uma gruta, que também é nascente de rio em Feira da Mata, no Oeste baiano.

Segundo o presidente da ONG Prisma, José Carlos Latinha, em mais de 700 metros percorridos, foram encontrados diversos animais mortos – entre peixes, aves e cobras – na Gruta da Boca da Lapa, como o local é conhecido, no distrito de Ramalho.

Na gruta está situada a nascente do Riacho do Ramalho, um dos afluentes do Rio São Francisco. Segundo o presidente da ONG, a denúncia de crime ambiental será encaminhada ao Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia), à Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia e à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

José Carlos Latinha também informou que o objetivo é transformar o local em Área de Preservação Permanente (APP) e em Parque Municipal.

A Gruta da Boca da Lapa é considerada importante reservatório de água que serve para o abastecimento humano e animal da região. A visita que constatou a degradação da gruta ocorreu no último sábado (7) e foi acompanhada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Feira da Mata, Cristiano Ramalho, pelo ambientalista Cléber de Oliveira, pelo ex-vereador Francisco Pereira Lopes (Mera) e de vários moradores do distrito do Ramalho. (Fonte: Blog do Latinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments