Comunicado Toyota Diamantina

FRAUDE - Técnico atende como oftalmologista e receita lente com grau 1,5 maior na Bahia; Eunápio Souza alega mal entendido

Delegacia de Ibicaraí, onde o caso foi registrado (Foto: TV Santa Cruz )

O optometrista Eunápio Souza, profissional que é técnico em óculos e lentes de contato, foi denunciado na delegacia de Ibicaraí, cidade do sul da Bahia, após realizar atendimentos oftalmológicos sem ser médico. Conforme as denúncias, os  atendimentos ocorreram após a Secretaria de Saúde de Ibicaraí fazer uma parceria com uma ótica de Vitória da Conquista para realizar exames de vista.

Porém, depois que dezenas de pacientes foram atendidos, a pasta descobriu que a pessoa que realizava os exames não era oftalmologista, mas sim optometrista.
A Secretaria de Saúde denunciou o caso.

Mais de 100 pessoas foram atendidas pelo técnico em optometria, acreditando que ele era médico oftalmologista. Entre um dos antebdimentos, o profisisonal chegou a receitar óculos com diferença de 1,5 graus. As pessoas começaram a desconfiar porque ele não carimbava a receita médica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no contrato com a ótica, foi exigido que os exames fossem feitos por um oftalmologista, no entanto, houve demora para o envio da documentação do médico. Quabdo receberam a documentação, descobriram o responsável pelos exames não era oftalmologista.

O técnico de oftalmologia foi identificado como Eunápio Souza e mora em Vitória da Conquista. Ele afirmou que o que foi feito em Ibicaraí foi um atendimento de cuidado primário da visão, o qual está apto a fazer.  *Com informações do G1/Bahia

MATÉRIA RELACIONADA



A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí denunciou um optometrista após descobrir que ele realizava atendimentos oftalmológicos em um projeto da gestão municipal. O profissional, que é técnico em óculos e lentes de contato, não tem autorização para fazer exames, mas, em dois dias de consultas no Hospital Municipal Arlete Maron, chegou a atender mais de 100 pessoas e receitou uma lente com grau 1,5 maior para um jovem.

Segundo informações do G1 BA, a descoberta foi feita pela pasta depois que eles firmaram um acordo com uma ótica de Vitória da Conquista para a realização de exames de vista gratuitos. Assim, depois que dezenas de pacientes já haviam sido atendidos, a secretaria descobriu que o responsável por fazer os exames era um optometrista e não um médico oftalmologista, como adequado.

Identificado como Eunápio Souza, o optometrista vive em Vitória da Conquista. Em contato com a TV Santa Cruz, ele justificou que houve uma confusão. "Eu não sou médico. O que foi feito lá foi um atendimento de cuidado primário da visão, o qual eu sou apto a fazer. Houve esse mal entendido e nós já estivemos na delegacia para esclarecer. Estamos à disposição de qualquer órgão ou pessoa para esclarecer isso", afirmou.

Já a secretária de Saúde de Ibacaraí, Domilene Borges, relatou ao portal que eles exigiram que os pacientes fossem atendidos por um médico da área. "Solicitamos do pessoal responsável pelo projeto a documentação do médico que faria o atendimento e ficamos no aguardo, cobrando sempre, e eles demoraram para encaminhar. Quando a gente recebeu a documentação, descobrimos que ele não era oftalmologista", explicou a secretária. Diante da situação, a prefeitura adiantou que vai firmar um pacote de atendimento com oftalmologistas para garantir a realização das consultas, o que inclui as pessoas já atendidas pelo optometrista nesse projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments

PUBLICIDADE