SUMIÇO - Correios não esclarecem para onde vão as encomendas extraviadas

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Objeto encaminhado dia 11 de julho,  Objeto ainda não chegou à unidade, em 17 de julho e, por último, Objeto não localizado no fluxo postal, na atualização desta quinta-feira (18). A via crucis de um documento extraviado pelos Correios, de Salvador para Vitória da Conquista.


O que parece um trâmite normal para objetos postais postados nos Correios é, na verdade, uma sequência de transtornos causados a um cliente que deixou de fechar negócio de venda de veículo devido à uma falha operacional dos Correios.

Na verdade, por se tratar de encomenda Sedex 12, enviada de Salvador para Vitória da Conquista, a entrega deveria ter sido efetuada dia 13, o que ainda não aconteceu. "Vamos pedir uma indenização, pois o carro já estava vendido, mas por causa do documento extraviados pelos Correios o comprador desistiu", lamenta o cliente.

Na pagina de rastreamento dos Correios, nenhuma resposta que atenda ao destinatário. "Como não chegou no dia 13 fizemos uma reclamação no 0800 dos Correios. Ligamos e ninguém soube informar nada. O documento simplesmente sumiu", informa o cliente.

"Ao ir à agência dos Correios buscar qualquer informação eles reiteraram dizendo que não podia fazer nada. Resumindo: o documento sumiu e ninguém sabe onde está", continua. "Tive que registrar um boletim de ocorrência porque o documento sumiu e a gente não sabe onde foi parar".

Ultimamente, órgãos de defesa do consumidor, como os Procons estaduais, têm recebido um grande volume de reclamações devido a encomendas extraviadas nos Correios. Outros canais na internet também registraram no ano passado aumento de queixas sobre o sumiço de produtos.

O site Reclame Aqui, por exemplo, registrou 28% mais reclamações no ano passado em comparação com 2018. Nas redes sociais, como Facebook e Twitter, várias páginas e contas foram criadas para reclamar dos serviços da estatal.

Alguns clientes prejudicados questionam se não está havendo desvio de encomendas dentro dos Correios. “Foi roubada, foi desviada, jogada no lixo. Onde está a minha encomenda”, pergunta um consumidor em um canal das redes sociais na internet.

Questionada, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não informa para onde vão exatamente os objetos extraviados.

Veja as respostas enviadas pela Assessoria de Comunicação dos Correios a uma série de perguntas formuladas com base em reclamações de clientes da estatal:

É feita alguma investigação para saber o destino das encomendas que chegaram nas referidas unidades e desapareceram? 

Sim. Toda reclamação a respeito de objetos fora do prazo ou extraviados é apurada.

O que significa concretamente a expressão “encomenda extraviada” comunicada pelos Correios aos clientes? 

No caso das encomendas nacionais, o status “objeto não localizado no fluxo postal” sinaliza que o remetente deverá registrar uma reclamação para receber indenização, quando for devida. Caso a encomenda seja localizada, é reintegrada ao fluxo postal para entrega.

Clientes tem feito acusações de desvio de encomendas de dentro dos Correios. Qual a posição da empresa com relação a essa questão?

Conforme informado, toda reclamação registrada nos canais de atendimento dos Correios é apurada. Para tanto, são envolvidas, conforme o caso, as áreas operacional, de segurança, auditoria, disciplinar e outras.

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