ARTIGO - A Nova Direita (Padre Carlos)*

Resultado de imagem para politico discursando
Um dos fenômenos que tem chamando a atenção nos últimos tempo tem sido o crescimento espantoso da direita em todo o País. Como profissional da área, não posso negar que foi se tornando evidente que algo mudara na paisagem política brasileira. LEIA O ARTIGO DE PADRE CARLOS

Desta forma, não poderia deixar de dar enfase a este fato e chamar atenção para esta nova realidade. Podemos definir, como novo a linguagem articulada desta Nova Direita. Outro aspecto que gostaria de ressaltar, é a inovações do seu projeto, bem como o seu discurso, com um forte clamor liberal.

Durante muitos anos, os movimentos e manifestações de massa, eram ações exclusiva das esquerda e do campo democrático. A partir das manifestações de junho de 2013, deram a direita, capacidade de se organizar como movimento de massa ,ressurgindo no cenário da política brasileira.

Para simplificar, falarei neste artigo das duas grandes alas que disputam a simpatia do eleitor de direita. A primeira, é a direita populista, esta tende a ser conservadora tendo como pauta os imigrantes, bem com um discurso golpista acompanhado de manifestações xenófoba. Esta tendência junto com a imprensa golpista, deu origem ao fenômeno Bolsonaro.

Com o uso de  fake news, propagação do ódio ao PT e uma defesa aberta a tortura como método de interrogatório. Entre uma ala e outra,encontramos o Movimento Brasil Livre (MBL), uma expressão da nova direita jovem, mais que adota muitos aspectos e formula do populismo. Assim, esta ala tem conquistado cada vez mais uma quantidade significativa de militância sem causa e utopia.

Por outro lado, temos uma nova face da direita, esta desembocou em inovações promissoras, pelo menos em teoria, como o Partido Novo, que anunciou que o empresário João Amoêdo, será o candidato da legenda à Presidência da República em 2018. As regras do partido só admitem aqueles que têm ficha limpa e impedem que qualquer um com cargo no Legislativo ou no Executivo exerça cargo de direção na legenda.

Isto é, uma agremiação que se pretende seriamente liberal, e com um arcabouço de regras internas desenhado para evitar os velhos vícios da política brasileira, como patrimonialismo e corrupção. A respeitabilidade do Novo fica atestada pelo fato de que Armínio Fraga, que goza de boa reputação e grande prestígio social, seja um entusiasta do partido.

Como operador da filosofia política, tenho o dever de estudar tal fenômeno e independente das minhas escolhas, fazer uma analise critica destes acontecimentos políticos de forma clara e imparcial.

Diante de tais fatos, gostaria de esclarecer ,que foram muitos os fatores que contribuíram para a formação desta conjuntura, mais quero aqui citar alguns como importante no campo interno: a crise de representatividade do legislativo, o quase desaparecimento dos partidos de direita e a ocupação deste espaço pela social democracia, deixou um sentimento de vazio e de falta de representatividade da direita brasileira.

(Padre Carlos Roberto Pereira, de Vitória da Conquista, Bahia, escreve às sextas-feiras para esta coluna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments