EDUCAÇÃO - Oficina de História em Quadrinhos capacita professores em Vitória da Conquista


Professores de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, reuniram-se nos dias 31 de julho e 7 de agosto para aprender a utilizar histórias em quadrinhos como ferramenta de ensino da educação ambiental.
A Oficina de História em Quadrinhos foi promovida no âmbito dos projetos “Eco Kids” e “Eco Teens” pelo Ministério Público estadual (MP), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Núcleo Territorial de Educação (NTE-20) e o município de Vitória da Conquista.

Com a capacitação, espera-se incentivar o uso de ferramentas educomunicativas no Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Além de despertar a curiosidade dos alunos pela afinidade com os quadrinhos, a criação dos personagens e do enredo em uma temática ambiental estimula a formação do pensamento crítico relacionado ao ecossistema, afirmou a promotora de Justiça Karina Cherubini.

No total, 36 professores das escolas integrantes dos projetos Eco Kids e Eco Teens participaram da oficina, que teve todas as vagas preenchidas. O palestrante, professor doutor Rosalve Lucas Marcelino, da Uesb, explicou como fazer o enredo, a distribuição dos quadrinhos na folha, a definição dos personagens e sugeriu, para aqueles que não têm tanta facilidade no desenho, a personificação de objetos ou formas geométricas como personagens.

Na oficina, os professores criaram personagens para uma história em quadrinhos e aprenderam a utilizar programas de computação para criar as tirinhas. Ao final do evento, os docentes se comprometeram a utilizar o conhecimento em sala de aula e preparar os alunos para a produção do Gibi Ambiental sobre o Parque Municipal Serra do Periperi, nova ação dos projetos Eco Kids e Eco Teens que será lançada em novembro. (Cecom/MP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments