Comunicado Toyota Diamantina

FESTA DE BOM JESUS - Prefeitura da Lapa comemora incremento de visitantes na terceira maior romaria do país



É esperado um fluxo turístico 10% maior este ano


A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa investe, todos os anos, para ampliar fluxo do turismo religioso na cidade. Com a terceira maior romaria do país, o Santuário do Bom Jesus da Lapa é uma das Sete Maravilhas do Brasil.  Por isso, os investimentos têm foco na infraestrutura local e organização para receber os visitantes.


Este ano, o município de 72 mil habitantes, está recebendo cerca 600 mil turistas, representando um incremento de 10% no volume de visitantes da romaria, que se iniciou na última semana de julho e teve o ponto alto nesta segunda-feira (6), dia do Bom Jesus, padroeiro da cidade.


Passagem obrigatória dos romeiros, o novo mercado municipal foi inaugurado pelo prefeito Eures Ribeiro (PSD), com recursos próprios, na semana de recepção dos visitantes. O local recebeu investimentos da ordem de R$ 4,5 milhões na construção de infraestrutura sanitária, cobertura e diversos box de comercialização dos produtos locais. As ruas ao entorno do mercado também tiveram o asfalto recuperado e a Guarda Municipal reforçou o trabalho de controle do trânsito no período.

“Foi um presente que preparamos para os romeiros. E trabalhamos todos os anos para deixar a cidade ainda melhor e mais preparada para acolher os visitantes. O romeiro deixa dinheiro no município e aproveitar essa oportunidade para melhorar a infraestrutura da cidade, incentivar o empreendedorismo, formalizar os pequenos negócios e gerar economia, foi fundamental para fazer a romaria crescer”, conta Eures Ribeiro.


Entre as iniciativas de estímulo à economia, a Prefeitura Municipal, com o apoio do Sebrae, criou a Feira do Empreendedor, na Praça Marechal Deodoro. O espaço expõe produtos, culinária local, quadros com fotografias, artesanato, brindes e os mais variados presentes que o romeiro pode levar da cidade como uma lembrança da rica cultura lapense. “Capacitamos essa população para gerar renda às famílias mais simples. Não é só o dono do hotel que ganha, queremos que os pequenos também tirem proveito do grande número de turistas que visitam a romaria”, conta Ribeiro.

Além da Romaria do Bom Jesus, a Prefeitura da Lapa também investe para atrair visitantes ao longo do ano. Além dos conhecidos pontos turísticos da Gruta do Bom Jesus e do Morro da Esplanada, no mês de setembro, o município recebe romarias para celebrar Nossa Senhora da Soledade. Ao longo do ano, são 1,5 milhões de visitantes, segundo dados da Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, que visitam a cidade atraídos pelo turismo religioso.

Fotos: Carol Garcia e Rita Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments

PUBLICIDADE