OPINIÃO DO LEITOR - O Mito Lula (Padre Carlos)*


Imagem relacionada
Se o PT tivesse desistido da candidatura Lula, logo após as primeiras condenações, como alguns de dentro e fora do partido queriam, hoje o PT estaria aniquilado como partido e deixado de ser o projeto dirigente das esquerdas. Ao manter o nome do presidente Lula e passar a defender a sua candidatura, o PT conseguiu construir um eixo de acumulação de forças de proporções jamais imagináveis para os dias de hoje.

Assim, o crescimento de Lula nas pesquisas revela o acerto da estratégia do PT em insistir em sua candidatura e que a batalha político-judicial em torno da impugnação do registro no TSE deve manter essa trajetória de crescimento na intenção de votos.

É inegável a força eleitoral de Lula e a sua capacidade de transferir votos e sabendo disso, nosso presidente jogou todas as suas fichas e mesmo sabendo que era uma tática arriscada, abraçou como se fosse a única saída para manter seu partido unido num propósito de ter o direito de sobreviver.

Outro fator importante, é o fato de Haddad ter entrado pra valer na campanha como vice e homem de confiança do presidente. Deixando claro assim para o eleitor, que ele foi devidamente "ungido" por Lula como seu representante.

Temos de ter a clareza que a razão de ser da candidatura de Haddad é a de representar Lula e que os trinta dias de campanha até as eleições devem ser empenhados em dizer ao Povo brasileiro que Lula é o candidato e que Haddad está ali para ser Lula, a pedido de Lula, enquanto Lula não estiver livre.

A marcha com mais de cinquenta mil pessoas para registro da candidatura, a resolução da ONU, exigindo do governo brasileiro o direito de Lula ser candidato e as manifestações de juristas dentro e fora do país, tem fortalecido cada vez mais o discurso da legitimidade desta candidatura.

Entramos nesta campanha com um candidato, como qualquer partido e devido a perseguição implacável de um judiciário partidário e uma mídia golpista, transformaram Lula em um Mito da história Brasileira.


"Lula é mais que uma ideia: é uma narrativa. Lula inventou e praticou sentidos. Ele mostrou - pela - sua trajetória - que um mundo melhor é possível. Lula é um mito. Não um mito do povo brasileiro, e sim, um mito - agora - da humanidade", diz o psicanalista Evaristo Magalhães A prisão de Lula está se dando, ao mesmo tempo em que se realiza um dos maiores ataques a conquistas sociais dos trabalhadores e das trabalhadoras, reforça a imagem de Lula e do PT como únicos defensores dos trabalhadores e isto, com certeza, terá grande impacto nestas eleições.

(Padre Carlos Roberto Pereira, de Vitória da Conquista, Bahia, escreve semanalmente para esta coluna)

Sudoeste Digital reserva este espaço para seus leitores. Envie sua colaboração para o e-mail: redacao@tvsudoestedigital.com.br, com nome e profissão.
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do site, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments