ENTREVISTA | CORONEL IVANILDO: “Conquista reduz homicídios e terá 1º Centro Integrado de Segurança”

Imagens: Anderson Oliveira/Blog do Anderson
Jeremias Macário (Especial para o Sudoeste Digital) - Com uma série de mudanças na estrutura da polícia militar, como a prática do estágio dos alunos a soldados, com mais efetivo patrulhando as ruas nos últimos meses, e a introdução de operações de prevenção ao crime (Pacto pela Vida, Conquista Segura e Visão Noturna), o número de homicídios em Vitória da Conquista começou a cair bastante.
 

Dá para se perceber que a cidade, principalmente o centro, está mais guarnecida e as pessoas se sentindo mais seguras. O coronel Ivanildo, que assumiu o comando regional da polícia em julho, não quis falar de segredo de trabalho, e atribui mais os resultados positivos a esses novos projetos que foram colocados em funcionamento neste segundo semestre. “Nisso tive sorte” – confessa, com seu jeito modesto de falar.

Coronel Ivanildo discorreu sobre a lei de 2010 que definiu a organização estrutural da polícia, como a Companhia Independente da Polícia (77,78 e 92), esta última voltada para a segurança rural, e o 9º Batalhão que passou a cuidar, exclusivamente, do ensino, instrução e capacitação dos soldados. A partir de março, os alunos da escola a soldados começaram a estagiar nas ruas.

Neste mês de setembro, algumas operações estruturais, como Pacto pela Vida (combate às drogas), Conquista Segura e Visão Noturna foram colocadas em ação, passando a se ter um policiamento na mancha criminal, isto é, nas áreas de maior incidência, o chamado mapa da criminalidade.

Em paralelo à repressão, o comando regional da polícia militar vem desenvolvendo um trabalho social nas comunidades mais carentes, visando a prevenção. Nesse sentido, a Base Comunitária de Pedrinhas (Nova Cidade) realiza aulas de judô, karatê, xadrez, balé e outras atividades.

A partir de julho, quando o coronel Ivanildo assumiu o comando da Companhia Regional da Polícia até o último dia 24 de setembro, foram registrados 19 homicídios em Vitória da Conquista, contra 27 no mesmo período do ano passado. Só de julho a agosto houve uma redução de 50%. Em sua opinião, pela proporção da cidade (a terceira maior da Bahia), Conquista não pode ser considerada entre as mais violentas.

O maior número de homicídios, cerca de 90%, ainda é decorrente do tráfico de drogas (Conquista é passagem do Sul para o Nordeste), conforme assinala Ivanildo, com os crimes mais concentrados nos bairros Patagônia, Urbis V, Vilas Serranas, Senhorinha Cairo, Miro Cairo, Ibirapuera e adjacências.

Por estratégia, o comandante evita citar número do contingente policial em ação em Conquista, mas adianta que trabalha hoje com 35 viaturas militares, fora as da Caesb, Federal e da própria Polícia Rodoviária Federal. Nos últimos anos, o efetivo militar aumentou em mais de 20%.

CENTRO INTEGRADO DA BAHIA

Outra boa notícia nesta área é que Conquista vai sediar o primeiro Centro Integrado de Educação, Segurança e Desportos da Bahia. Em parceria com a Secretaria de Desportos do Estado, a partir de outubro será iniciada a construção do centro no bairro de Campinhos, que contará com uma pista oficial de atletismo, sede da companhia regional e uma escola para 1.100 alunos nos três turnos.

Um dos objetivos do projeto, que estará concluído no próximo ano, é a inserção dos jovens nos esportes e no ensino profissionalizante. Outra ideia é que o colégio tenha o mesmo formato das já existentes escolas militares. Isso ainda está em discussão, mas tudo indica que será aberto neste estilo.

Atualmente, o comando da Companhia Regional, em Vitória da Conquista,  compreende 94 municípios, abrangendo cerca de dois milhões e 300 mil habitantes, incluindo Jequié e Guanambi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments