UESB - Vestibular 2019: divulgada a lista de filmes e livros

Resultado de imagem para Menino 23: infâncias perdidas no Brasil
O Vestibular Uesb 2019 está chegando! Na preparação para o processo seletivo, além dos conteúdos tradicionais, os candidatos precisam ficar atentos às obras literárias e cinematográficas que são cobradas nas provas.


A Pró-Reitoria de Graduação, por meio da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), informa que, nesse processo seletivo, o conteúdo de quatro livros será avaliado nas provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Além disso, o projeto “Cinema: Eis a Questão” selecionou três filmes, cujas temáticas poderão ser abordadas nas provas de qualquer área do conhecimento.

A lista com as obras literárias está disponível aqui. Já os nomes dos filmes, com suas respectivas sinopses, podem ser conferidos aqui. Para obter mais informações, entre em contato com a Copeve por meio dos telefones (77) 3261-8604, em Itapetinga; (73) 3528-9695, em Jequié, e (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista, ou pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br. (Ascom/Uesb)

VESTIBULAR UESB 2019 – OBRAS CINEMATROGRÁFICAS

Menino 23: infâncias perdidas no Brasil
Ano: 2016
Direção: Belisario Franca
Duração: 80 minutos
Gênero: Documentário
País: Brasil
Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse

Em 1998, o historiador Sidney Aguilar ensinava sobre nazismo alemão para uma turma de ensino médio quando uma aluna mencionou que havia centenas de tijolos na fazenda de sua família estampados com a suástica, o símbolo nazista. Essa informação despertou a curiosidade de Sidney e desencadeou sua pesquisa. O filme mostra como o historiador avançou com a sua investigação, revelando que, além de fatos, ele também descobriu vítimas: nos anos 1930, empresários brasileiros ligados ao pensamento eugenista removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para anos de escravidão e isolamento nessa fazenda no interior de São Paulo onde os tijolos foram encontrados.

Era o Hotel Cambridge
Ano: 2016
Direção: Eliane Caffé
Duração: 93 minutos
Gênero: Ficção
País: Brasil
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse

O longa narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, juntos com trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.

Os Miseráveis (versão de 1935)
Ano: 1935
Direção: Richard Boleslawski
Duração: 110 minutos
Gênero: Ficção
País: Estados Unidos
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse

No tribunal de Faverolles, França, Jean Valjean é condenado à prisão por roubar um pedaço de pão para sua família. Depois de anos na prisão, Valjean tenta se adaptar à vida de homem livre, mas percebe que muitos não o perdoam pelo seu passado. Baseado no clássico da literatura escrito por Victor Hugo.

VESTIBULAR UESB 2019 – OBRAS LITERÁRIAS

“O Escândalo do Petróleo” – Monteiro Lobato

Monteiro Lobato editou “O Escândalo do Petróleo” como relato de denúncia documentada das tramas e jogo de interesses externos em torno da questão. No livro, ele relata a aventura que protagonizou, quando reuniu capital de pequenos investidores e lutou por dez anos para encontrar petróleo no subsolo brasileiro.

“A audácia desta Mulher” – Ana Maria Machado

A produção de uma novela ambientada no Rio de Janeiro do século 19 é o pretexto para esta leitura de Dom Casmurro. Durante as pesquisas necessárias à novela, a protagonista encontra um diário de uma menina da época. O mistério sobre a identidade da menina e a dúvida sobre o seu destino permeiam toda a trama, em que a personagem principal se vê diante de temas como o amor, o poder patriarcal e a ética.

“A Legião Estrangeira” – Clarice Lispector

Coletânea de contos de Clarice Lispector, a obra foi lançada em 1964. Os contos abordam questões familiares, infantis e da solidão. Ao todo, o livro reúne 13 contos, entre eles “Viagem a Petrópolis”, “Os desastres de Sofia” e “A Mensagem”.

“Quincas Borba” – Machado de Assis

Escrito por Machado de Assis, o romance foi lançado em 1981. A obra conta a história de Rubião, um ingênuo rapaz que se torna discípulo e herdeiro do filósofo Quincas Borba. O personagem é enganado pelo amigo capitalista Cristiano e sua esposa Sofia, paixão de Rubião. A obra marca o uso do pessimismo e da ironia na escrita de Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments