UESB - Vestibular 2019: divulgada a lista de filmes e livros

Resultado de imagem para Menino 23: infâncias perdidas no Brasil
O Vestibular Uesb 2019 está chegando! Na preparação para o processo seletivo, além dos conteúdos tradicionais, os candidatos precisam ficar atentos às obras literárias e cinematográficas que são cobradas nas provas.


A Pró-Reitoria de Graduação, por meio da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), informa que, nesse processo seletivo, o conteúdo de quatro livros será avaliado nas provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Além disso, o projeto “Cinema: Eis a Questão” selecionou três filmes, cujas temáticas poderão ser abordadas nas provas de qualquer área do conhecimento.

A lista com as obras literárias está disponível aqui. Já os nomes dos filmes, com suas respectivas sinopses, podem ser conferidos aqui. Para obter mais informações, entre em contato com a Copeve por meio dos telefones (77) 3261-8604, em Itapetinga; (73) 3528-9695, em Jequié, e (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista, ou pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br. (Ascom/Uesb)

VESTIBULAR UESB 2019 – OBRAS CINEMATROGRÁFICAS

Menino 23: infâncias perdidas no Brasil
Ano: 2016
Direção: Belisario Franca
Duração: 80 minutos
Gênero: Documentário
País: Brasil
Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse

Em 1998, o historiador Sidney Aguilar ensinava sobre nazismo alemão para uma turma de ensino médio quando uma aluna mencionou que havia centenas de tijolos na fazenda de sua família estampados com a suástica, o símbolo nazista. Essa informação despertou a curiosidade de Sidney e desencadeou sua pesquisa. O filme mostra como o historiador avançou com a sua investigação, revelando que, além de fatos, ele também descobriu vítimas: nos anos 1930, empresários brasileiros ligados ao pensamento eugenista removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para anos de escravidão e isolamento nessa fazenda no interior de São Paulo onde os tijolos foram encontrados.

Era o Hotel Cambridge
Ano: 2016
Direção: Eliane Caffé
Duração: 93 minutos
Gênero: Ficção
País: Brasil
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse

O longa narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, juntos com trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.

Os Miseráveis (versão de 1935)
Ano: 1935
Direção: Richard Boleslawski
Duração: 110 minutos
Gênero: Ficção
País: Estados Unidos
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse

No tribunal de Faverolles, França, Jean Valjean é condenado à prisão por roubar um pedaço de pão para sua família. Depois de anos na prisão, Valjean tenta se adaptar à vida de homem livre, mas percebe que muitos não o perdoam pelo seu passado. Baseado no clássico da literatura escrito por Victor Hugo.

VESTIBULAR UESB 2019 – OBRAS LITERÁRIAS

“O Escândalo do Petróleo” – Monteiro Lobato

Monteiro Lobato editou “O Escândalo do Petróleo” como relato de denúncia documentada das tramas e jogo de interesses externos em torno da questão. No livro, ele relata a aventura que protagonizou, quando reuniu capital de pequenos investidores e lutou por dez anos para encontrar petróleo no subsolo brasileiro.

“A audácia desta Mulher” – Ana Maria Machado

A produção de uma novela ambientada no Rio de Janeiro do século 19 é o pretexto para esta leitura de Dom Casmurro. Durante as pesquisas necessárias à novela, a protagonista encontra um diário de uma menina da época. O mistério sobre a identidade da menina e a dúvida sobre o seu destino permeiam toda a trama, em que a personagem principal se vê diante de temas como o amor, o poder patriarcal e a ética.

“A Legião Estrangeira” – Clarice Lispector

Coletânea de contos de Clarice Lispector, a obra foi lançada em 1964. Os contos abordam questões familiares, infantis e da solidão. Ao todo, o livro reúne 13 contos, entre eles “Viagem a Petrópolis”, “Os desastres de Sofia” e “A Mensagem”.

“Quincas Borba” – Machado de Assis

Escrito por Machado de Assis, o romance foi lançado em 1981. A obra conta a história de Rubião, um ingênuo rapaz que se torna discípulo e herdeiro do filósofo Quincas Borba. O personagem é enganado pelo amigo capitalista Cristiano e sua esposa Sofia, paixão de Rubião. A obra marca o uso do pessimismo e da ironia na escrita de Machado.

Comments