ARTIGO | A guerra fratricida brasileira (Padre Carlos)*

Resultado de imagem para memes da greve dos caminhoneiros
Imagem: Redes sociais/arquivo
Decidi escrever este breve artigo impulsionado pelo duplo sentimento da urgência de entendermos os motivos que nos levaram a relações fratricidas e demostrar de forma clara minha preocupação com este país, partido e dividido, além disso, minha indignação com toda esta situação.
Esta eleição tem um diferencial que nos assusta. Em todo o processo eleitoral, foi constatado não só a derrota das forças de centro, mas de um projeto pacificador. Não vamos acreditar que qual seja o resultado desta eleição, resolveremos a questão de legitimidade e pacificação da sociedade brasileira.

Quando levanto esta questão, não quero dizer que vamos fazer como fez PSDB, contestando o resultado e colocando a oposição para obstruir todos os trabalhos legislativos até o país quebrar e então o presidente eleito, ficar incapacitada de governar, não faríamos isto com o Brasil.

O objetivo aqui é chamara à atenção dos cientistas políticos, sobre a necessidade de um ambiente favorável que possa proporcionar a repactuação da nação. Neste momento, o Brasil precisa de um estadista, não de um político habilidoso, saber que eleitores vencidos são cidadãos que precisam ser convencidos e reintegrados no projeto de Nação.

Assim, não sou verdadeiramente o primeiro e, espero não ser o último a abordar o assunto. A nova situação em que se encontra o Brasil nos últimos quatro anos, exige que a consideremos sob um novo olhar, em vez de lançar, continuamente, lenha na fogueira sobre as querelas a respeito da corrupção x inclusão social. Antes de tudo, vamos tentar compreender o que está acontecendo.

À urgência é sempre atual e a indignação com Lula e o PT, não desapareceu; no entanto, à medida que mergulhamos na questão brasileira, damos conta de que a necessidade de compreender a situação é conditio sine qua non para aceitar e entender a dimensão humana do outro.

Diante disto, constatamos que todo este processo é fruto de um projeto maior, que transcende o Brasil e está em macha em toda a América Latina, seu objetivo principal, é aniquilar o PT e as forças progressistas e de esquerda em nosso país.

Com isto, não estou isentando o PT da responsabilidade nos acontecimentos que levaram a criação da força tarefa que tem investigados os crimes de corrupção em setores do governo petista e acho que o partido deveria tratar destas questões em um congresso e falar ao povo brasileiro o que realmente aconteceu.

Assim, quando os escândalos de corrupção iam aparecendo, com membros do PT e dos partidos da base aliada, vinha acompanhado de uma carga negativa e elaborado por profissionais ligado aos meios de comunicação, transformando todo o partido em culpado pelos desvios éticos cometidos.

Temos que ser compreensível e entender o que fizeram com o sentimento do cidadão comum que assistia a toda instante, o bombardeio de informações contra o Partido dos Trabalhadores e seu programa de governo. Sem entender o sentimento de repulsa que parte da população brasileira, nutre hoje pelo PT e por seu líder maior, não sairemos deste vale tenebroso em que a história nos colocou.

(Padre Carlos Roberto Pereira, de Vitória da Conquista, Bahia, escreve semanalmente para esta coluna)

Sudoeste Digital reserva este espaço para seus leitores. Envie sua colaboração para o e-mail: redacao@tvsudoestedigital.com.br, com nome e profissão.
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do site, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments