ESPORTE | Judô celebra a amizade em seu Dia Mundial




Os praticantes do esporte celebraram nesse domingo, 28, o Dia Mundial do Judô. A data é em referência ao dia do nascimento do professor Jigoro Kano, o criador da modalidade. Neste ano, o tema destacado foi amizade.

" O judô pode ser considerado como uma arte, ou uma filosofia do equilíbrio, bem como um meio para cultivar o sentido e o estado de equilíbrio."


CLIQUE NA IMAGEM PARA SEGUIR JUDODOKYOU NO INSTAGRAM  

Em Vitória da Conquista, um dos judocas mais atuantes na promoção desse esporte é Agnaldo Teles (em destaque na imagem) 3° Dan. Praticante do judô há 24 anos, Agnaldo é faixa preta há 10 anos, sendo aluno do mestre Acácio Guimarães - Kodansha (6° Dan faixa Coral).

Atualmente ele ministra aula nos projetos sociais Ceder para Vencer, no Estádio Edvaldo Flores e Luta Cidadã, na academia Esparta.

Atividades do Dia Mundial do Judô são incentivadas em todo o mundo pela Federação Internacional de Judô. Uma das sugestões da FIJ é assistir ao filme “Mrs. – Judo Be Strong, Be Gentle, Be Beautiful”. O documentário é sobre a jornada de Keiko Fukuda, 10º dan.

VEJA O TRAILLER  



SAIBA MAIS SOBRE O JUDÔ

Código Moral

Visando fortalecer o caráter filosófico da prática do judô e fazer com que os praticantes do judô crescessem como pessoas, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:

- Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
- Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
- Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
- Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
- Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
- Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
- Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
- Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.

Esporte olímpico

Prosseguindo com a organização da Kodokan e buscando aprovar os regulamentos do Judô, Mestre Kano tornou-se o primeiro membro asiático do Comitê Olímpico Internacional em 1909 e trabalhou para a propagação do esporte no mundo todo. O Judô passou a fazer parte do programa olímpico oficialmente nos Jogos de Tóquio em 1964.

Jigoro Kano

Ao longo de sua vida, Jigoro Kano alcançou o doutorado em Judô, uma graduação equivalente ao 12º Dan, honraria concedida apenas ao criador do esporte. Ele trabalhou constantemente para garantir o desenvolvimento do atletismo e do esporte japonês de uma maneira em geral e, como resultado de seus esforços, muitas vezes é chamado de "Pai dos Esportes Japoneses”. Em 1935, ele foi premiado com o prêmio Asahi por sua excepcional contribuição para a organização do esporte no Japão durante sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments