FAKE NEWS | TRE critica imprensa de Conquista e cita "fake news" em alguns blogs

Arte para uso em notas de esclarecimentos a serem divulgadas pelo TRE-BA
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) esclarece que não houve prisões efetuadas pela Polícia Federal durante o primeiro turno das Eleições 2018, realizado no domingo (7/10), em Vitória da Conquista.

No Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães aconteceu uma situação que se tornou pública quando uma emissora de TV divulgou imagens da seção 176, tornando-se possível a identificação de mensagem desfavorável a determinado candidato escrita na lousa da sala de aula onde funcionou a seção.

Na ocasião, a medida adotada pela juíza da 41ª Zona Eleitoral, após pedido do Promotor Eleitoral, foi a exclusão imediata da mensagem e a substituição de todos os mesários da seção.

Imagens realizadas por uma eleitora e replicadas por blogs da cidade submeteram os envolvidos a constrangimento, atingindo especialmente a servidora do TRE baiano Juliana da Silva Pereira Cal, chefe da 41ªZona Eleitoral. Na filmagem, a servidora e os mesários que foram substituídos são insultados por eleitores da escola e é possível ouvir gritos de “prende mesmo”.

A situação gerou preocupação aos familiares de Juliana, que chegaram a acreditar que ela havia sido presa pela Polícia Federal. O TRE-BA reitera a necessidade do combate às Fake News e alerta quanto à importância de prudência por parte dos cidadãos e da imprensa ao compartilhar determinados conteúdos, uma vez que os mesmos podem causar prejuízos irreparáveis ao cidadão. (Ascom TRE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments