MOBILIDADE URBANA | Conselho Municipal de Transporte discute aumento da tarifa e atual sistema

Imagem: Secom/PMVC
O Conselho Municipal de Transportes se reuniu ontem (25), no salão da Casa Régis Pacheco, para discutir sobre o reajuste da tarifa de ônibus em Vitória da Conquista (Decreto 18.949 de 11.10.2018) e outros assuntos relacionados ao sistema de transporte público da cidade.

O Presidente do Conselho e Secretário Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Ivan Cordeiro, afirmou ser “fundamental a participação do Conselho no debate dessa melhoria do transporte que buscamos para o município”. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

Sobre o reajuste da tarifa esclareceu que “por conta do aumento dos custos relacionados aos insumos do transporte, principalmente o combustível, e também o salário dos funcionários, esse reajuste, que é contratual, foi necessário ser realizado nesse ano, de R$ 3,30 para R$ 3,80”.

Ivan também disse que com a saída da Viação Vitória, foi feito um contrato emergencial com a empresa Cidade Verde. “Todas as linhas estão sendo atendidas, mas é claro que com uma empresa só funcionando na cidade, vamos fazer um reajuste dessas linhas”, acrescentou.

Na questão da regulamentação das vans, o secretário enfatizou “que existe um compromisso dessa gestão em regulamentar o transporte alternativo”. Ressaltou que na véspera da licitação, o Ministério Público pediu para suspender e fiscalizar.

“Existe, sim, essa fiscalização de maneira intensa, nós já removemos mais de 20 vans para o pátio do Detran. Agora, vamos voltar a conversar com o Ministério Público para que possamos retomar essa questão da regulamentação do transporte alternativo”, finalizou.

Membro do Conselho e vereador da bancada de oposição, Coriolano Moraes (PT), conhecido como Professor Cori, afirmou que é importante que ocorra a participação do Conselho, “das suas representações para que a gente possa debater o sistema de transporte na sua totalidade”.

De acordo com o vereador, o trabalho desenvolvido pelo secretário está caminhando bem, mas é necessário um estudo técnico de viabilidade. “Estamos cobrando esse estudo técnico para que se possa definir um modal equilibrado, com tarifas baratas, mais em conta e que possamos garantir conforto e segurança neste transporte regular”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments