CONQUISTA | Prefeitura entrega nova sede da Unidade Acolhendo e Cuidando


A Prefeitura de Vitória da Conquista entregou à comunidade a nova sede da Unidade Acolhendo e Cuidando, nesta sexta-feira, 2.
De acordo com a Secretaria de Comunicação, mais amplo, o serviço terá capacidade de atender até 20 crianças e adolescentes, em uma estrutura que engloba quartos, sala de espera, sala de TV, sala de reunião, área ampla de lazer, cozinha e banheiros.

Autoridades públicas e membros de entidades da área foram conhecer o novo espaço e prestigiar a cerimônia de entrega. A Unidade Acolhendo e Cuidando atende a crianças e adolescentes com idade entre 10 e 18 anos incompletos, que estejam com seus direitos violados, sob medida de proteção.

O serviço faz parte da Política de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social.

O objetivo é proteger os jovens que tiveram os laços familiares rompidos ou se encontram em situação de risco pessoal e social, cujas famílias não disponham, temporariamente, de condições para oferecer proteção e cuidado.

Para o prefeito Herzem Gusmão, o sentimento de protagonizar mais uma grande conquista social é de alegria e emoção. Segundo ele, essa é a oportunidade de cuidado e zelo que esses jovens precisam: “Eles vão chegar aqui e encontrar um ambiente onde tem amor, tem dedicação e acolhimento, inclusive com a Palavra de Deus. Eu estou muito feliz com essa entrega, e nós estamos tendo cuidados especiais com a criança e o adolescente”.

O promotor da Infância e da Juventude, Marcos Coelho, ressalta que esse equipamento é essencial para auxiliar os jovens a saírem de situações de rua, de uso de drogas ou de violência, por exemplo, oportunizando uma nova trajetória. “A ampliação de serviços é muito necessária nessa área da criança e do adolescente, porque está na Constituição que deve ser um nicho de população que deve ser tratada como prioridade absoluta”, completa.

Segundo a conselheira tutelar, Poliane de Santana, o espaço se mostrou ideal para atender aos jovens vulneráveis. “Eles já passam por todo um processo de violência, de desconstrução dos vínculos familiares, então estar em um ambiente acolhedor e adequado é de grande valia” diz. E conclui: “Nós parabenizamos essa gestão por adequar essa Unidade da melhor forma possível”.

A vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, lembra que, além da estrutura física de acolhimento, os jovens também contam com o cuidado de profissionais muito preparados.

“Hoje é um dia muito feliz para mim e para a minha equipe, porque estamos entregando esse espaço para aquelas crianças, e a gente sabe que elas precisam de tudo, da alimentação ao amor. A gente tem uma equipe muito boa, que trabalha com eles, cuida deles”, confirma. (Com imagens e informações da Secom/PMVC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments