EDITORIAL | NOVO AEROPORTO DE CONQUISTA FUNCIONANDO? Só em 2024 ou.... Só Deus sabe quando!!!

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Amigos de Vitória da Conquista e região, anotem uma coisa: o novo aeroporto só deve estar operando normalmente em 2024... E olhe lá!!!. Sem querer ser pessimista, mas coerente dentro das informações oficiais e seguras que temos, antes disso só um milagre.
Para se ter ideia, além das vistorias obrigatórias, é condição essencial (sine qua non) a duplicação do trecho da BR-116, do viaduto próximo ao Atacadão até o terminal, sem contar com outras condicionantes técnicas. A Viabahia, que tem desrespeitado autoridades locais e virado as costas para a população de Conquista, nem se manifesta sobre o assunto.

Adicione a tudo isso a abertura do processo licitatório de serviços terrestres, para que serviços como check-in, transporte, controle de torre e ponte comecem a funcionar. Após aberta a licitação, tem que se obedecer a um prazo mínimo de dois anos para o início do funcionamento.

Infelizmente a nossa "imprensa" só fala da infraestrutura que está sendo feita. Primeiro, sustentaram que ainda este ano de 2018 teríamos “voos de grande porte”. Já trocaram o disco e agora falam em "junho de 2019" ou, no mais tarde, "até meados de 2020". Seria trágico, se não fosse cômico.

A falta de apuração dos jornalistas, sem necessitar efetivamente de conhecimentos técnicos, deixa de lado questões imprescindíveis, como testes necessários, nomenclatura das cartas aeronáuticas e definição de rotas para que as aeronaves retracem seus trajetos e seus planos de voo para atender a nova rota, sem contar a disputa entre as empresas.

O espaço territorial brasileiro é hoje representado pela cartografia sistemática, por meio de cartas elaboradas, seletiva e progressivamente, consoante as prioridades conjunturais e segundo os padrões cartográficos ter­restre, náutico e aeronáutico.
A Cartografia Sistemática Aeronáutica utiliza as cartas sistemáticas terrestres e tem por finalidade a representação da área nacional, por intermédio de séries de cartas aeronáuticas padroni­zadas, destinadas ao uso da navegação aérea, que correspondem às escalas de 1:1.000.000, 1:500.000 e 1:250.000.
Incrível como os responsáveis pelas obras conseguem ludibriar a nossa imprensa com conversa fiada. Falta habilidade do jornalista em questionar, munido de informações consistentes e fontes seguras, como as que me valho.

Em tempo: o valor total destinado à obra do aeroporto "Glauber Rocha" é de R$ 140 milhões. Até agora foram gastos R$ 100 milhões, sendo R$ 60 milhões originados do Governo Federal e R$ 40 milhões do Governo do Estado da Bahia.


NOVO AEROPORTO DE CONQUISTA FUNCIONANDO? Só em 2024 ou... Só Deus sabe quando!!!

Quem viver, verá!

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