BOAS PRÁTICAS | Infrações de trânsito poderão ser denunciadas pelo WhatsApp em Sorocaba

Primeira Ferramenta Virtual contra Infrações de Trânsito foi lançada nesta sexta-feira (30) — Foto: Divulgação
Desde o último sábado, 1º, o WhatsApp está sendo utilizado como uma ferramenta para vigiar motoristas em Sorocaba (SP). Quem flagrar alguma infração poderá registrar e enviar para a Urbes, empresa responsável pelo trânsito na cidade, que vai checar a denúncia.

                   
A iniciativa é do juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Sorocaba, Jayme Walmer de Freitas, que estava preocupado com a violência no trânsito e procurou a prefeitura.

A Primeira Ferramenta Virtual contra Infrações de Trânsito, lançada nesta sexta-feira (30), foi criada em parceria pelas polícias Civil e Militar, o Ministério Público, a Guarda Civil Municipal, a Urbes e o poder judiciário.

Funciona assim: o morador poderá enviar vídeos ou fotos pelo número (15) 99183-0037 para o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes. A denúncia pode ser feita através de foto, vídeo, áudio ou texto informando o ato de infração. É importante que sejam comunicados data, hora e local.

Os agentes de trânsito do CCO verificarão pelas câmeras de videomonitoramento ou enviando um agente de trânsito ao local, caso a denúncia proceda. Se for constatada a irregularidade, o infrator poderá ser autuado.

Os agentes que trabalham no CCO são treinados para entrar em contato com as equipes que estão nas ruas ou outro órgão, como a GCM, a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros, fornecendo detalhes e apoio nas ocorrências de trânsito. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments