CONQUISTA | Simtrans amplia monitoramento por vídeo no centro

Imagens: Redes sociais/reprodução
Imagens de câmeras de monitoramento, distribuídas pela Prefeitura, em postes por ruas e avenidas centrais de Vitória da Conquista, para auxiliar a fiscalização do trânsito, viralizaram nas redes sociais nos últimos dias. Em meio a manifestações de apoio e de críticas, os internautas debatem suas opiniões em grupos de whatsapp e Facebook.

Enquanto alguns defendem o vídeomonitoramento, sustentando que trata-se de mais disciplina no trânsito do município, outros alegam que é uma ampliação da "fábrica de multas", com o intuito de arrecadar mais recursos por meio da punição ao condutor.

Em nota, postada no site oficial, a Prefeitura tenta justificar, informando que, "segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a frota de veículos da cidade de Vitória da Conquista vem aumentando ano após ano";

Por causa disso, ainda segundo a nota, "afim de melhorar a qualidade do trânsito garantindo fluidez, ampliar a fiscalização na área central, além de fazer a coleta de dados estáticos do número de veículos que circulam todos os dias pelas vias, a partir de segunda-feira (14), o Simtrans está ampliando o serviço de fiscalização de trânsito por vídeomonitoramento".

Agora, passa a abranger os seguintes pontos do centro da cidade: ruas São Pedro, Joaquim Nabuco, Catão Ferraz, Zeferino Correia, Maximiliano Fernandes, 2 de Julho, Francisco Santos, Monsenhor Olímpio e Goés Calmon; praças Barão do Rio Branco, da Bandeira e avenidas Régis Pacheco, Crescêncio Silveira  e São Geraldo.

Sobre a campanha de conscientização, a Prefeitura destaca que "durante 15 dias, as câmeras serão utilizadas apenas de forma educativa". De acordo com o órgão, a tecnologia foi implantada com base em um projeto-piloto desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob)/Simtrans.

Desde julho do ano passado, as câmeras de vídeomonitoramento já vêm registrando as infrações na área próxima ao prédio da Prefeitura Municipal.

"A fiscalização por meio de câmeras está permitida desde 2015, por meio da resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O videomonitoramento para controle do trânsito e para aumentar a segurança dos usuários das vias tem conquistado cada vez mais espaço já ocorrendo em várias cidades brasileiras; apesar do auxílio da tecnologia, o trabalho dos agentes de trânsito nas ruas da cidade continua normalmente", encerra a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments