CONQUISTA | Vereadores e defensoria buscam soluções para falta de vagas em creches municipais

Vereadores, SIMMP, pais de crianças e Defensoria Pública do estado, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 7, na Câmara Municipal de Conquista para discutir e buscar soluções para as filas nas calçadas de escolas e de creches municipais em busca de vagas nessas unidades.
A reunião foi provocada pela comunidade, que acionou os vereadores e o Sindicato dos Professores (SIMMP).



Todos destacaram o desconforto e sofrimento dos pais de crianças e alunos, que chegam a dormir noites seguidas para garantir seus direitos. O período de matrícula começa a partir de 11 de fevereiro, mas desde o último dia 27 de janeiro imagens de barracas montadas nas portas de creches e escolas nos bairros periféricos ilustram comentários e protestos nas redes sociais.
Defensora pública Maria Fernanda Bório com a vereadora Nildma Ribeiro
Imagem: TV Conquista

A Câmara foi representada pelos vereadores Cícero Custódio, Professor Cori, Valdemir Dias, Nildma Ribeiro, Viviane Sampaio 
e Danilo Kiribamba. 

O SIMMP esteve presente na pessoa da presidente, Ana Cristina Novais e a Defensoria Pública, pela defensora Maria Fernanda Bório.

Com a municipalização de escolas estaduais e a descontinuação da oferta da 6ª série em muitas escolas, a disputa por uma vaga para os estudantes ficou mais acirrada. Na Creche Municipal do Jurema, enquanto centenas de pais dormem na porta na esperança de uma vaga, uma placa informa que a prefeitura disponibilizou apenas 45 vagas, sendo 38 para 2 anos, 3 exclusivas para alunos de 3 e 4 anos.No bairro Boa Vista, barracas foram montadas na calçada do Centro de Educação Infantil Vila América.

       

Segundo a Prefeitura de Vitória da Conquista, nas creches, a meta de vagas já é ultrapassada pelo município. A Secretaria de Educação afirma disse por meio de nota que entende ser desnecessário que as pessoas formem filas há uma semana para o início das matrículas.

A Prefeitura informou ainda que está reordenando a rede e fazendo intervenções estruturais para alcançar o mais rápido possível a extensão de vagas nas creches do município.Maiores informações podem ser obtidas pelos números 3429-7764 ou 3429-7760.

Atualmente Vitória da Conquista conta com quatro prédios que deveriam ser inaugurados no ano passado, mas por conta da falta de pagamento aos fornecedores, suspensos, segundo a prefeitura, por problemas legais envolvendo os processos licitatórios, creches que seriam inauguradas na Lagoa das Flores, Patagônia, Panorama e Miro Cairo estão com as obras paralisadas. | Com imagens da TV Conquista e informações dos blogs do Caíque e Anderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments