DIGITAL PIMENTAS

CONQUISTA | Prêmio Loreta Valadares será entregue em Sessão Solene na Câmara de Vereadores

Resultado de imagem para Loreta Valadares
Para marcar as comemorações legislativas pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado na última sexta-feira, 8 de março, será realizada nesta quarta-feira, 13, às 8h30, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Loreta Valadares.
A Sessão Solene acontecerá no plenário Carmem Lúcia. Seis receberão o Diploma.
Imagem Sessão Solene: Prêmio Loreta Valadares será entregue nesta quarta-feira, 13
Loreta Valadares (que dá nome ao Diploma) foi uma feminista e ativista política que lutou contra a Ditadura Militar, instalada em 1964. Ela nasceu em Porto Alegre, mas mudou-se para Salvador aos seis anos. Loreta participou da luta contra a Ditadura, foi presa política e exilada. 

Em 1980 retorna ao Brasil e se torna professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, assim permanecendo até se aposentar anos depois. 

Em 2005, um ano após sua morte, recebe a homenagem emprestando seu nome ao Centro de Referência Loreta Valadares - Prevenção e Atenção a Mulheres em Situação de Violência (CRLV), primeiro da Bahia, que funciona na cidade de Salvador. No mesmo ano, a CMVC estabelece o Diploma Mulher-Cidadã Loreta Valadares.

Todos os anos, seguindo o rito da Resolução nº 41/2005, a CMVC homenageia mulheres que, no município de Vitória da Conquista, tenham oferecido ou oferecem contribuição relevante à defesa dos direitos das mulheres e questões de gênero. Neste ano, serão contempladas com a honraria:

•Ana Fábia Cirilo Costa – Vem se dedicando à militância em defesa das mulheres em situação de violência doméstica, participando de eventos públicos como palestrante e orientadora de mulheres e famílias em situação de violência, bem como de outras formas de desajuste no núcleo familiar;
•Maria Célia Silva Trindade – Sempre atuou em causas sociais como ASA, ADRA, centro de recuperação de mulheres e abrigo para idosos, tudo isso com desejo de servir ao próximo;
•Edimara de Almeida – Hoje atua na ronda escolar rural e como instrutora do programa resistência às drogas vem realizando programas junto a comunidades da zona rural voltados ao abuso infantil e à violência doméstica;

Maria da Paixão Rocha Luz – Pati Luz, como é carinhosamente conhecida, atualmente realiza diversas ações sociais voltadas para o público feminino, sendo as de maior destaque o “Outubro Rosa” no combate ao câncer de mama e o Setembro Amarelo, que visa a promoção, prevenção e arecuperação da saúde e suporte psicológico às mulheres.

•Elenita Alves Barbosa – Apaixonada pelo magistério, começou a lecionar ainda muito nova. Chegou a exercer a função de membro da diretoria executiva do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista; também presidiu o Conselho Municipal da Mulher e foi diretora de várias escolas do município.

•Iara Gardênia Rocha Fernandes Louzada
 – Ingressou como delegada da polícia civil da Bahia em 1997, sendo delegada titular na cidade de Paramirim, onde permaneceu ate 2003. Mudou-se para Condeúba e atuou na cidade até 2011, quando veio para cidade de Vitória da Conquista. Em 2014 foi designada para exercer a função de delegada adjunta da delegacia da mulher onde permanece até hoje.






Além dessas, outras mulheres também serão homenageadas pela Câmara Municipal. | Ascom CMVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments