Madeireira Sudoeste

Madeireira Sudoeste

NÍVEL CRÍTICO | Embasa aciona adutoras complementares após barragem Água Fria 2 emitir sinal de alerta

Resultado de imagem para barragem de Água Fria 2
A barragem de Água Fria II, que abastece Vitória da Conquista e Belo Campo, está dois metros abaixo do seu nível máximo e continua descendo, já que a ocorrência de chuvas está aquém do esperado.
Este ano a precipitação pluviométrica acumulada na bacia hidrográfica das barragens de Água Fria I e II foi de 92 milímetros. A informação é do Blog de Giorlando Lima.

O sistema de armazenamento da água que abastece a população de Vitória da Conquista é composto de duas barragens, sendo que Água Fria I, que é bem pequena, com capacidade de 175 mil m³, é considerada a reserva e só entra em ação emergencialmente, quando precisa repassar água para a principal, cuja capacidade é de 6.400.000 m³ (6,4 bilhões de litros).

Água Fria I mantém o nível de 100%, mas Água Fria II está com 71%.

Como choveu pouco este ano e as altas temperaturas aumentam a evaporação e o uso de água pelos consumidores, a Embasa já colocou em operação os sistemas adutores de Catolé e Gaviãozinho, para reforçar a oferta de água.

SEM RACIONAMENTO

Nos últimos 52 dias o nível de armazenamento de Água Fria II desceu mais de 18%, considerando os dados disponíveis desde o dia 25 de janeiro, quando o reservatório estava com 89% do total da sua capacidade. Boletim do dia 12 de fevereiro registrou 80% e em nota a Embasa informa que o índice desceu para 71% nesta data.

Se não chover o suficiente e a redução do volume de água armazenada for sendo reduzido nessa média (2,5% por semana), somente em junho a situação estaria equivalente a maio de 2016, início do racionamento mais longo da história de Vitória da Conquista, quando a barragem de Água Fria II chegou a 39% de sua capacidade.

Mas, a Embasa tranquiliza a população e diz que não há previsão de racionamento. Isto porque o volume de água nos dois reservatórios assegura o abastecimento de Vitória da Conquista e Belo Campo por alguns meses e há previsão de que a chuva recomece nesta terça-feira (18) e se repita todos os dias até o meio da semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments