Madeireira Sudoeste

Madeireira Sudoeste

ARTIGO | Nem tudo que é legal é moral (Padre Carlos)*

Sergio Moro
Por mais que se diga que a imparcialidade da Justiça esteja presente nos últimos acontecimentos no nosso país é difícil acreditar.
O que o Brasil na verdade esta vivendo é uma desonesta instrumentalização do seu sistema judicial e político ao serviço de um determinado e concreto interesse político, visando à implementação de um projeto neoliberal fruto do mito de um Estado Mínimo.

Estes acontecimentos passam a ser colocados em pratica, quando um ativista político começa a atua disfarçado de juiz. O que vem acontecendo no Brasil, não é apenas um problema institucional de forma pontual, o que quero chamar atenção dos nossos leitores é para a verdadeira tragédia institucional que esta se formando em nosso país.

Para lembramos e entendermos todo o enredo desta tragédia grega que se abate sobre a nossas vidas, gostaria de chamar atenção para os seguintes fatos: nosso atual ministro da justiça, quando era juiz, validou ilegalmente uma escuta telefônica entre a então presidente brasileira, Dilma Roussef, e o seu antecessor, Lula da Silva.

Este mesmo magistrado decide, ilegalmente, entregar a gravação à rede de televisão Globo, que a divulga nesse mesmo dia, o juiz condena o antigo Presidente [Lula da Silva] por corrupção em atos indeterminados, o juiz prende o ex- Presidente antes de a sentença transitar em julgado, violando frontalmente a constituição brasileira. O juiz, em gozo de férias e sem jurisdição no caso, age ilegalmente para impedir que a decisão de um desembargador que decidiu pela libertação de Lula seja cumprida.

Só podemos avaliar o atual ministro de Bolsonaro quando atuava na magistratura, como um juiz indigno, é um político medíocre e uma pessoa lamentável. Como podemos acreditar em um militante do direito, que apesar do conhecimento dos atos e dos discursos governamentais que celebram golpes militares, defendem a tortura e recomendam o banimento dos adversários políticos, se calando diante tantos atos autoritários quando não defende publicamente este mesmo governo.

Diante de tantas agressões ao Estado de Direito, não entendemos o significado do silêncio daqueles que assistem a tudo isto como se nada fosse com eles.

No mundo em que vivemos hoje, é cada vez mais difícil esconder alguma coisa do grande público. A vida privada se tornou bastante pública. O texto de Lucas me vem nestes momentos: “Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz”.

Assim, em entrevista a Milton Neves, na rádio Bandeirantes, Bolsonaro afirmou que indicará Sérgio Moro para a próxima vaga a ser aberta no Supremo, em novembro do ano que vem. “Eu fiz um compromisso com ele [Moro], porque ele abriu mão de 22 anos de magistratura...”.

Como no Brasil tudo é coincidência, podemos afirmar que à ascensão meteórica de juízes ligados à condenação e à prisão de Lula é fruto de um governo que tem como princípios a Meritocracia.


SOBRE O AUTOR E SEU CONTEÚDO

* (Padre Carlos Roberto Pereira, de Vitória da Conquista, Bahia, escreve semanalmente para esta coluna)

Sudoeste Digital reserva este espaço para seus leitores. 
Envie sua colaboração para o E-mail: redacao@tvsudoestedigital.com.br, com nome e profissão.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do site, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments