ARTIGO ESPECIAL | A duplicação é mais importante que o viaduto (José Maria Caires)*

Resultado de imagem para rotatória aeroporto glauber rocha
Com a autoridade e reconhecimento nacional de ser o primeiro a defender um novo aeroporto para Vitória da Conquista, vislumbrando o avanço sócio, educacional e econômico do município, o empresário José Maria Caires, ou "Zé Maria", como é mais conhecido, volta a defender a duplicação da BR-116, rota principal para se chegar ao novo equipamento aeroportuário.

Num artigo inédito, publicado pelo Sudoeste Digital, Zé Maria se lança em meio a polêmica dos que defendem um viaduto, em vez da rotatória de acesso ao Aeroporto "Glauber Rocha", previsto para entrar em operação no próximo dia 23 deste mês. A exemplo das opiniões contrárias, que tentavam desencoraja-lo quando sua voz clamava por um novo e moderno aeroporto, Zé Maria expõe seu ponto de vista, e desafia para um debate amplo a respeito do assunto.


A DUPLICAÇÃO É MAIS IMPORTANTE QUE O VIADUTO

Foi muito polêmica a discussão sobre a rotatória de acesso ao Aeroporto Glauber Rocha. Fui uma das poucas vozes que a defendeu, por motivos óbvios e convictos. No momento, poucas são as chances econômicas para construção do viaduto  e condicionar a inauguração do novo aeroporto ao viaduto seria protelar mais dez anos o funcionamento de uma obra extremamente importante para a economia da Bahia.

Vamos, após inaugurar o aeroporto, buscar as melhores alternativas para que nossos usuários possam ter acesso ao aeroporto com o máximo de segurança e que sejam também factíveis financeiramente.

Propala-se na sociedade que o custo do viaduto está orçado em mais de R$ 45 milhões de reais. No atual cenário econômico é bastante improvável alocar recursos dessa monta para construir um viaduto, uma vez que alternativas são extremamente mais econômicas.

Uma delas seria uma via exclusiva ligando a cidade ao aeroporto. Há quem defenda que seja pelo povoado do Simão (após o Campinhos), mas defendo outra - que considero muito mais importante:  a duplicação da BR-116, com rotatórias dotadas de faixas de rolamento adicionais, partindo  do Distrito Aeroportuário até a cidade de Planalto.

E vou mais longe ainda: é de fundamental importância interligar Jequié à Conquista em pista dupla, propiciando que toda região possa usufruir do Aeroporto "Glauber Rocha". Vamos levantar essa campanha e cobrar da Viabahia e órgãos competentes.

*José Maria Caires é empresário, empreendedor, ex-prefeito de Dom Basílio e fundador do movimento “Conquista pode voar mais alto”.

Postar um comentário

0 Comentários