Madeireira Sudoeste

Madeireira Sudoeste

CONQUISTA | Plenária interage em sessão que debateu saúde mental em Conquista


A sessão especial realizada na Casa do Povo, que discutiu a Saúde Mental, contou com a participação da comunidade conquistense, que acompanhou as discussões e apresentou relatos e considerações sobre o tema. A sessão foi proposta pelo presidente da Casa, Luciano Gomes (PL).

João de May, portador de necessidades especiais, destacou que as pessoas que sofrem de algum transtorno enfrentam inúmeros preconceitos. Ele relatou que mesmo já adulto, ainda é discriminado. 

Zé da Paz lembrou que no passado muitas pessoas morreram socialmente isoladas por falta de um olhar mais empático para com elas. “Todas as pessoas portadores dessa anomalia eram consideradas endemoniadas, eram isoladas da família”, recordou. Ele comemorou o fato de a percepção da sociedade sobre os problemas mentais ter se transformado e estar evoluindo cada vez mais. 

Quem também usou a tribuna livre foi o psicanalista clínico Messias Carvalho, que ressaltou a importância da discussão. Ele lembrou que as pessoas precisam cuidar mais da saúde mental. 

“Se a saúde mental não está bem, nada estará bem”, disse, lembrando que “as questões de ordem externa se resolvem de forma mais fácil, mas as de ordem interna são mais difíceis”. O psicanalista ressaltou que é necessário o atendimento terapêutico para se ter qualidade de vida. “O ser humano não precisa ter, precisa ser; e a família é parte importante nesse tratamento”, concluiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments