Madeireira Sudoeste

Madeireira Sudoeste

ARTIGO ESPECIAL | Fora da política não há salvação


Resultado de imagem para FORA DA POLÍTICA NÃO HÁ SALVAÇÃO

Por Márcio Higino* - O processo civilizatório da humanidade avança. Com dificuldades, mas avança. É a lei do progresso. Sem o progresso, que se manifesta nas suas mais variadas dimensões, como ciência, tecnologia, costumes, etc, resta a barbárie, mais do que nunca incompatível com os tempos atuais.

Vive a humana gente, nos tempos presentes, a maior de todas as crises pelas quais já passou.
Diferentemente de outras crises já vivenciadas em períodos recuados da história, a que ora se apresenta esta assentada sobre dois valores indispensáveis e caros a essa sociedade considerada pós-moderna: a ética e a moral.

 CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O termo ética deriva do grego "ethos"(caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

Imagem relacionadaO termo moral deriva do latim "moralis", cujo significado é relativo aos costumes. Moral, pois, é o conjunto de regras adquiridas por meio da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.

Vive-se, então, atualmente, uma profunda e grave crise de valores. Crise ética e moral ao mesmo tempo. Na sociedade em todo o seu conjunto: nas esferas de poder, nas instituições religiosas, nas empresas, nas relações comerciais, bem como nas relações políticas.

Muito embora a dimensão política esteja ferida de morte, por conta dessa crise ética e moral, devemos destacar que, embora os erros que se cometem em nome da política, consideramos que  a ciência e a prática política são fundamentais para o avanço da sociedade humana, para o seu aperfeiçoamento, desde que tenhamos a política como a ciência de criar o bem de todos.

Outra consideração que devemos levar em conta, é a que trata dos níveis de espiritualidade em que estagia a humanidade, distante, ainda, de um modo de conduta, que estabeleça relações sustentadas pela solidariedade e compreensão.

Quanto mais espiritualizada uma sociedade, mais equilibrada  será a sua prática social e política.

A política tem sido vítima, mundo afora, e o Brasil encontra-se no meio desse furação, de um feroz ataque que pretende desestabilizá-la, aniquilá-la, com graves consequências sociais, abrindo espaço para que "gente" estranha à própria política aproveite-se desse momento de fragilização infiltre-se, com o objetivo de submeter os povos e as nações, causando enorme sofrimento.

Fora da política resta a violência.
Sem civilização, renasce a barbárie.

* Márcio Higino Melo, administrador
Assessor parlamentar do Vereador Coriolano Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments