ARTIGO | A importância das estampas Eucalol (Padre Carlos)*


Os imigrantes judeus alemães Paulo e Ricardo Stern fundaram na década de vinte do século passado, no Rio de Janeiro, a Paulo Stern & Cia Ltda. Foi através desta iniciativa que foi incrementado a linha dos produtos por ela fabricados, lançando inicialmente o sabonete Eucalol.

Tentando posicionar seu produto no mercado e não tendo os conhecimentos de marketing, os irmãos Stern, resolveu através de uma experiência na Europa, lançar as estampas Eucalol, convidando os consumidores a colecioná-las.

Estimularam os consumidores, publicando anúncios na imprensa, em 1930.

De forma geral, a pesquisa de marketing para comunicação analisa a reação dos consumidores potenciais a respeito de uma campanha e os seus efeitos.

Afinal, ela é muito mais eficiente quando os objetivos estão bem desenhados. Apesar de na década de trinta os profissionais da comunicação não contar com todas estas técnicas de publicidade, a campanha foi um estrondoso sucesso.

A popularidade do produto foi imediato e criou uma legião de fãs entre diversas gerações. Assim, crianças e adultos passaram a colecionar as figurinhas de cartolina, impulsionando as vendas e fazendo a empresa crescer.

Quero agradecer ao poeta Hèlio Contreiras e a todos menestréis que resgatam nos arquivos das almas as nossas lembranças e as nossas paixões. Estas são com certeza, as estrelas que um dia pontificaram nossos sonhos de Criança.

Montado no meu cavalo
Libertava prometeu
Toureava o minotauro
Era amigo de Teseu
Viajava o mundo inteiro
Nas estampas Eucalol
A sombra de um abacateiro
Ícaro fugia do sol.

Subia o monte Olimpo
Ribanceira lá do quintal
Mergulhava até Netuno
No oceano abissal
São Jorge ia pra lua
Lutar contra o dragão
São Jorge quase morria
Mas eu lhe dava a mão
E voltava trazendo a moça
Com quem ia me casar
Era minha professora
Que roubei do Rei Lear.

   

Colecionando e interagindo com os mitos, essas gerações tiveram oportunidade de se relacionar   com estes arquétipos, sob a forma de relato, e de um discurso sobre elementos do mundo social e/ou do mundo cultural. O mito apresentado naquelas estampas criava uma narrativa dando aqueles jovens à oportunidade de conhecer  e vivenciar estes elementos das divindade e as diversas culturas.

Como pesquisador e amante da filosofia, tenho certeza que cada mito e sua importância, foi fundamental no imaginário destes jovens, que puderam sonhar e viajar através daquelas estampas.

Assim, da mitologia grega a Idade Média era um pulo e o que dizer da Professora, o mito do primeiro amor de uma criança. Acredito que demos pouca importância aquele acontecimento.

Tenho certeza que não falta elementos nas diversas ciências que poderia usar como objeto de estudo este fenômeno e a contribuição que estas estampas tiveram no inconsciente de várias gerações.

As estampas Eucalol são as estampas mais importantes da América Latina, encontrando-se colecionadores das mesmas em vários países do Hemisfério Sul. Fizeram parte da vida brasileira durante quase 30 anos, deixando marcada sua presença nas gerações que as vivenciaram.

SOBRE O AUTOR E O CONTEÚDO POSTADO

* (Padre Carlos Roberto Pereira, de Vitória da Conquista, Bahia, escreve semanalmente para esta coluna)

Sudoeste Digital reserva este espaço para os leitores. Envie sua colaboração para o E-mail: redacao@tvsudoestedigital.com.br, com nome e profissão.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do site, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.


Conteúdo integral conforme postado no blog: padrecarlospt.blogspot.com

Postar um comentário

0 Comentários