Madeireira Sudoeste

Madeireira Sudoeste

CONQUISTA | Embasa entrega sistema de esgotamento sanitário em novos bairro da cidade

Imagem relacionada
Imagem Ilustrativa/arquivo
Com investimentos de R$1,3 milhão, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) colocou em operação, no final de agosto, as redes coletoras de esgoto e as estações de bombeamento que atenderão 700 imóveis nos bairros Recanto das Águas e Espírito Santo.

Os novos equipamentos contribuem para manter o município entre os mais bem saneados do país e eleva a cobertura do Sistema de Esgotamento Sanitário para aproximadamente 90% da área urbana.

As obras contemplaram a implantação de 4,5 quilômetros de redes, 4,3 quilômetros de ramais (tubulações dos imóveis até a rede principal da rua) e os equipamentos terão capacidade para coletar e transportar até 32 metros cúbicos de esgoto por hora.

Além de garantir saúde pública e qualidade de vida, os novos sistemas contribuirão com a proteção ambiental e evitará que a população lance esgoto em córregos e nascentes existentes nestes bairros.

De acordo com o gerente regional da Embasa, Joselito Pires, “o sistema de esgotamento é um equipamento público que foi construído para servir a população, e, por isso, precisa da participação popular para garantir o correto funcionamento”, explica.  Para isso, “os usuários não devem lançar lixo, óleo e água das chuvas na rede coletora”, complementa.

O Sistema de Esgotamento Sanitário de Vitória da Conquista é constituído por aproximadamente 750 km de rede coletora, 24 estações de bombeamento e a maior estação de tratamento localizada nas regiões Norte/Nordeste do país com capacidade para tratar 533 litros por segundo pelo método de lodo ativado.

Esta estação deverá passar por reforma e adequações com investimentos de R$2,5 milhões, cuja licitação para contratação dos serviços será publicada ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Comments