CRIME AMBIENTAL | PRF flagra crime ambiental e resgata aves silvestres aprisionadas em gaiolas dentro de carro na BR 116



Na noite desse domingo (17), policiais rodoviários federais faziam fiscalização ostensiva na altura do quilômetro 931 da BR 116, trecho do município de Encruzilhada (BA), quando abordaram um veículo GM/Chevrolet D20, com 4 ocupantes.


Durante a abordagem foram solicitados os documentos do condutor, passageiros e do veículo. Em seguida, os agentes realizaram os procedimentos de fiscalização e após uma revista minuciosa na carroceria da caminhonete foram encontradas 16 aves silvestres das espécies azulão, canário-da-terra, tico-tico, trinca-ferro e juriti.

Todos os pássaros estavam aprisionados em apenas três gaiolas, ensejando total falta de cuidados, higiene e maus tratos.

Dada às circunstâncias e após entrevista aos ocupantes do automóvel, dois deles assumiram a responsabilidade pela captura dos animais e disseram não possuir autorização do órgão ambiental para criação. Informou ainda que usaram armadilhas (arapucas) para capturar os pássaros na zona rural de Pedra Azul e que pretendiam criá-los presos nas gaiolas dentro da residência.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental, onde ocorrerá a triagem e os primeiros cuidados para depois devolvê-los a natureza.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar. | Nucom/PRF.

Postar um comentário

0 Comentários