ESPORTE | Governo da Bahia lança projeto de incentivo a capoeira em Conquista e Poçoes

Projeto busca fortalecer e preservar a memória da expressão cultural brasileira | Foto: Yago Matheus | Sudesb - Foto: Yago Matheus | Sudesb

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), iniciam investimentos para projeto de valorização da capoeira em Salvador e no interior até fevereiro de 2020.

Uma das maiores incentivadoras da capoeira é a vereadora Nildma Ribeiro (PC do B), autora do projeto de lei, que se transformou na Lei 2.344, de 18 de outubro  de 2019, que institui a Semana de Valorização da Cultura da Capoeira.

Os convênios com 14 entidades foram assinados nessa quarta-feira, 6. O investimento total gira em torno de R$ 518 mil. Além de projetos para a capital, os municípios como Santo Antônio de Jesus, Valente, Vitória da Conquista e Poções serão beneficiados pelo acordo.

O Governo da Bahia busca fortalecer e preservar a memória da expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. A cerimônia de assinatura da parceria com as organizações aconteceu no Espaço Crescer do Gabinete da Setre, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Nildma também destacou, em setembro deste ano, a realização do 11º Encontro Nacional de Cultura Afro-brasileira, realizado pelo Movimento Cultural Consciência Negra, atuante em Vitória da Conquista há mais de 20 anos. A vereadora salientou que o movimento atende crianças, adolescentes, jovens e adultos.

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), por sua vez, conseguiu aprovar o projeto de lei que inclui a capoeira nas escolas públicas estaduais.

Postar um comentário

0 Comentários